Economia

A Economía Circular não é a solução para tudo, e isso é BOM.

Atualmente, a Economia Circular vem ganhando muita exposição e gerando muito debate.

Gostaria de deixar, de forma resumida e clara, meu ponto de vista.

A Economia Circular, por si só, não é e nunca será a solução para todos os nossos problemas e isso é uma coisa muito boa.

Estamos muito mal acostumados a pensar que haverá uma pessoa ou um conceito capaz de dar todas as respostas e soluções que procuramos e precisamos. Isso não existe, e começar a entender e aceitar isso já é um ótimo caminho.

A Economia Circular é crucial e sem dúvida será um dos conceitos protagonistas nessa transição que estamos vivendo, mas foi criada a partir de muitos outros estudos e conceitos (biomimetismo, ecologia industrial, do berço ao berço, spaceship economy, etc) que buscavam basicamente equilibrar e relacionar o nosso modelo econômico as necessidades do meio ambiente.

Não há obrigação da Economia Circular apresentar soluções exatas na área Social atualmente. Esse não tem sido seu foco direto, embora indiretamente possa trazer muitos benefícios para a sociedade.

Cabe a nós, pessoas que estão envolvidas e que nunca esquecem os princípios básicos da sustentabilidade (equilbrio sustentável entre os aspectos social-econômico-ambiental), trabalhar em conjunto com a Economia Circular e continuar colaborando nas soluções sociais que possam ser ainda mais integradas a essa transição que estamos vivendo com foco no desenvolvimento sustentável.

Nosso trabalho deve ser somar, não subtrair.

Podemos começar, por exemplo, aproximando cada vez mais os ODS de nossas casas, comunidades, negócios e estratégias, incluindo a ‘estratégia circular’.

E não podemos esquecer nunca que não existe uma única ‘receita de bolo’ para todos, cada cidade é uma cidade, cada região é uma região e cada país é um país.

Diversidade é a chave, e por essa mesma razão, os ‘conceitos’ devem ser flexíveis o suficiente, no espaço e no tempo, para atender assim as mais diferentes necessidades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s